Perguntas Frequentes


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O que é Consórcio

O que é Consórcio?

Consórcio é uma forma inovadora de comprar sem juros, uma invenção brasileira que tem sido estudada por diversos países no mundo.
O sistema de consórcio é uma poupança programada, onde o cliente não precisa esperar juntar todo o dinheiro (capitalizar-se de todo o recurso) para comprar o bem, pois todos os meses o consorciado concorre a contemplações (por lance ou sorteio) nas assembleias podendo receber o produto ou a carta de crédito.
Consórcio é um grupo de pessoas, com prazo de duração e número de cotas determinados antecipadamente, que através do autofinanciamento tem como finalidade adquirir bens ou serviços de forma igualitária.
O grupo é representado pela Administradora de Consórcio, que tem como objetivo defender os interesses e direitos coletivos dos consorciados.

Como é formado um Grupo de Consórcio?

A quantidade de pessoa de um grupo depende do prazo e da média prevista de contemplação.
Por exemplo, aderindo uma cota com prazo de 60 meses (parcelas) com média de contemplação mensal de 8 bens, logo a quantidade máxima de cotas em um grupo será 480 pessoas (60×8 = 480).

O que é necessário para que o grupo seja inaugurado?

É necessário que haja viabilidade econômica, ou seja, 70% das cotas do grupo vendidas. Exemplo: Um grupo com 480 cotas tem que ter no mínimo 336 cotas vendidas para que o grupo seja inaugurado.

Qual é o prazo para formação do grupo?

A administradora tem um prazo de 90 dias para formar o grupo dentro dos padrões citados acima, caso o grupo não seja formado dentro desse prazo o Consórcio Maia responsabiliza-se por devolver integralmente o valor pago.

Meu Consórcio

Eu pago alguma taxa de adesão no Consórcio Maia?

Não, o Consórcio Maia não trabalha com taxa de adesão. Para aderir ao consórcio o cliente efetua apenas o pagamento da primeira parcela de seu plano.

Como faço para efetuar o pagamento das próximas parcelas?

O consorciado (cliente) receberá mensalmente um boleto em sua residência, que poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, Casas Lotéricas e em toda rede das Lojas Maia.
Com objetivo de facilitar a vida dos nossos consorciados disponibilizamos, através da  parceria com as Agências do Bradesco, o código de pagamento do Consórcio Maia pelo qual o cliente pode efetuar o pagamento no caixa da agência.
1104-0004707-4 + CPF do Cliente
A segunda via do boleto pode ser solicitada também em qualquer um dos nossos pontos de atendimento (a lista completa dos pontos de atendimento pode ser consultado em nosso site) ou pela própria administradora através do telefone 4002-3454.
Contamos com um setor de teleatendimento, que ao confirmar os dados dos clientes, disponibiliza sua senha individual para acessar seu consórcio através do nosso site.
Após a primeira assembleia, o consorciado pode antecipar o pagamento das parcelas, sempre da última para a primeira, conforme suas condições financeiras.

Posso alterar a data de vencimento da minha parcela?

Não, porque o vencimento é único para todos os participantes do grupo.

Quem paga em atraso concorre normalmente na assembleia?

É preciso efetuar o pagamento em dia para concorrer nas assembleias.

Sou menor de idade, posso adquirir cotas do Consórcio Maia?

Podem adquirir cotas do Consórcio Maia todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

Não tenho comprovante de renda, posso adquirir o consórcio?

Sim, para adquirir ao consórcio não é necessário apresentar comprovante de renda.

Os clientes que não tiverem comprovante de renda (três últimos contra cheques, ou seis últimos extratos bancários de conta corrente, ou pró-labore, etc.) poderão retirar a carta de crédito mediante fiador.

Estou com restrição no meu nome, posso adquirir o consórcio?

Sim, as pessoas que estão com restrição no nome podem adquirir o consórcio, desde que seu nome seja regularizado até a data da contemplação ou que o consorciado esteja disposto a transferir a cota para uma pessoa que esteja com nome regularizado para receber o bem.

Posso adquirir mais de uma cota em meu nome?

O consorciado pode adquirir até 10% do número de cotas de um grupo, ou seja, se o grupo tem 480 cotas, um cliente pode ter no máximo 48 cotas.

Eu posso transferir minha cota?

Sim, é necessário apenas solicitar o termo de transferência junto a Administradora de Consórcio Maia e efetuar o pagamento de 1% do valor do bem referente a taxa de transferência.
Em caso de atraso no pagamento o cliente é excluído?
A cota do cliente só será cancelada após 90 dias de atraso, sendo possível reativar a cota mediante negociação com a administradora.

Assembléia Geral Ordinária

O que é assembleia?

É a reunião mensal onde ocorrem as contemplações por sorteio e por lance. Nela o consorciado pode averiguar a situação financeira de seu grupo, tomar ciência de quantas cotas foram contempladas etc.

Qual é a data da assembleia do meu grupo?

Segmento de Motos e Serviços – A assembleia é pré-agendada para a terceira sexta-feira de cada mês. Ocorrendo mudanças nessa data o consorciado recebe o boleto com uma observação sobre a nova data da realização da assembleia.
O cliente também pode se informar através do site www.consorciomaia.com.br ou pela central de atendimento.Nossos clientes podem acompanhar a assembleia através da internet pelo portal www.tvconsorciomaia.com.br

Como são realizados os sorteios?

Segmento Motos e Serviços – São realizados através de globos com bolas numeradas, que sorteará unidade, dezena e centena, para compor a pedra chave nas assembleias mensais.
Segmento Eletros – A assembleia é realizada no quinto dia útil após o vencimento da parcela do grupo.

Contemplação

Formas de Contemplação

A contemplação é o direito de o consorciado receber o bem, que foi escolhido na adesão do consórcio. O cliente pode ser contemplado por sorteio ou por lance.
O lance pode ser credenciado em qualquer um dos nossos pontos de atendimento (disponíveis em nosso site) ou através da própria administradora presencialmente ou por telefone. A data limite para oferta de lance é de até 24h antes da realização da assembleia.

Como é feita a contemplação por lance livre?

Lance Livre é a antecipação de parcelas, o cliente faz uma oferta de lance (que só será paga se o consorciado for contemplado) através de um dos nossos pontos de ou na própria Administradora presencialmente ou por telefone, de até no máximo a quantidade de parcelas restantes para quitação do consórcio. As maiores ofertas de lance (considerando o percentual) serão contemplados mediante ao saldo disponível em seu grupo.
Exemplo: Um consorciado faz uma oferta de lance de 30% na primeira assembleia, sendo contemplado o cliente tem três dias úteis para efetuar o pagamento ou será automaticamente descontemplado. Os 30% pagos serão deduzidas do saldo devedor total, sempre da última parcela para a primeira.

Fui contemplado, qual é o processo de retirada do bem ou carta de crédito?

Após a contemplação, o cliente deve entrar em contato com a administradora ou ponto de atendimento mais próximo, para receber as orientações necessárias e a lista de documentação para análise de crédito.
Ao entregar a documentação, a administradora terá até cinco dias úteis para analisá-la e entrar em contato com o consorciado para explicar o procedimento de retirada do bem ou carta de crédito.
Existe uma taxa de abertura de cadastro para os clientes contemplados no valor de R$60,00 (sessenta reais).
OBS: Para clientes de carta de crédito de motos existe a taxa de gravame que vária de acordo com o estado no qual o consorciado reside.

Posso tirar um bem de valor maior ou menor do que a minha carta de crédito?

Sim, escolhendo um bem de valor menor a diferença do crédito será utilizada para abater as prestações em aberto, sempre da última para a primeira. Para escolher um bem de valor maior o consorciado precisa apenas pagar a diferença.

Ao ser contemplado posso receber o valor em dinheiro?

Caso o grupo não esteja encerrado, o consorciado que quitar o seu consórcio terá o prazo máximo de 180 dias para receber o valor do crédito em dinheiro.
No encerramento do grupo, todos os consorciados ativos que não foram contemplados, ao realizar o último pagamento podem resgatar o bem ou o crédito em dinheiro na última assembleia do grupo.

Cancelamento

Ao cancelar o consórcio o cliente tem que esperar o encerramento do grupo para receber o dinheiro de volta?

Não, pela nova lei do consórcio (Lei 11.795 / 2008) o cliente não precisa mais esperar até o encerramento do grupo para receber o valor devido. Mensalmente o cliente concorre a contemplação por sorteio juntamente com o grupo de cotas canceladas, ao ser contemplado o cliente recebe restituição do valor devido.

O cliente recebe a devolução integral do valor pago?

Ao cancelar o consórcio, o cliente receberá o valor total do fundo comum pago até o momento com um abatimento de 20% por infração contratual, ou seja, o descumprimento da obrigação de contribuir para o integral alcance dos objetivos do grupo.
Sendo 10% encaminhado para o saldo do grupo e os outros 10% para a administradora.

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